sábado, 13 de novembro de 2010

Preconceito racial - Discriminação

O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo o mundo. É diagnosticada pela catalogação dos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo, a intolerância, a separação, a segregação, a discriminação e o ódio. Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância. Historicamente, uma raça de pessoas é definida como uma população com características biológicas distintas.

Enquanto todos os seres humanos pertencem à mesma espécie, Homo sapiens, as raças se distinguem umas das outras por características como cor e textura do cabelo, cor da pele, cor e formato dos olhos, o tamanho de partes/membros do corpo e os órgãos faciais. Embora os cientistas tenham chegado à conclusão de que essas diferenças entre os povos são superficiais e que a humanidade tem mais características em comum do que diferentes, a própria humanidade continua a ver os outros de acordo com características que são percebidas externamente.

De fato, os seres humanos são aparentemente diferentes; o problema surge quando os sintomas da doença tornam-se evidentes: a intolerância, a separação e o ódio. De uma forma positiva, alguém pode aceitar as diferenças dos povos em toda a face da terra e maravilhar-se com a singularidade dos indivíduos que vivem em uma parte diferente do mundo ou na sua vizinhança. O preconceito racial perverte essa singularidade das raças e enxerga essas diferenças como algo que separa os indivíduos uns dos outros, com um grupo sendo inferior ao outro.



Por Raphaela Bernardes

Os negros no Brasil

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

  *Dados estatísticos

Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a menos de 10% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.

Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.

O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.


Raphaela Bernardes =)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Consciência Negra

Existe o dia da consciência negra, que serve para podermos aprender a não sermos racistas, pois não respeitando um Negro ou zoa-lo. Então, com o dia da consciência negra, e sempre, quero que vocês respeitem eles !

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A mão da limpeza

Chico Buarque - A mão da limpeza


''O branco inventou que o negro
Quando não suja na entrada
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Que mentira danada, ê
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o negro penava, ê
Mesmo depois de abolida a escravidão
Negra é a mão
De quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o chão
Negra é a mão
É a mão da pureza
Negra é a vida consumida ao pé do fogão
Negra é a mão
Nos preparando a mesa
Limpando as manchas do mundo com água e sabão
Negra é a mão
De imaculada nobreza
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
Eta branco sujão''
Mariana Sampaio

Imagine...

Um crime é cometido. Há pessoas suspeitas no local. Há 5 jovens, 3 brancos e 2 negros. Quem você acha que a polícia vai pegar primeiro? Se você pensou para os dois rapazes negros, você acertou. Hoje esses acontecimentos são infelizmente muito comuns. Um dia eu estava assistindo um jornal, já faz um tempo, e em uma reportagem mostrava a  cena de um policial literalmente espancando um rapaz negro, sendo que ele era apenas um ''confundido''. No meio da calçada, sem a menor noção, crianças estavam vendo aquilo. Com socos, chutes e palavras o policial agredia o negro sem a menor piedade, achando que estava um arraso bater sem motivo em alguém. Em um alguém negro. Porque se fosse branco, duvido que faria isso. Isso me causa grande indignação, é por isso que esse país não vai pra frente. ¬¬'



Postado por Mariana Sampaio Pinheiro

Previsões... erradas.

A população tem muito preconceito contra as pessoas negras. Julgamos as pessoas sem conhecê-las, apenas pela cor da pele. Coisa mais ridícula. Isso significa que a pele branca significa: sou tudo de bom e a negra sou tudo de ruim?? Deve ser né, porque se somos tão espertos de apenas olhar a pele, e já saber o que a pessoa tem dentro dela, com previsões erradas e preconceituosas.  O preconceito precisa acabar para o Brasil melhorar ;]


Por Marcella Fernandes

Já nasce com a gente?

O negro, desde a época da escravidão é banalizado pela sociedade. Eu não sei se herdamos isso dos nossos horríveis antepassados, mas já reparou que quando saímos na rua, e há um negro vindo em nossa direção, já temos a ideia de que é um ladrão,  e ficamos com medo? Será que isso é o preconceito que já nasce nas nossas veias? Ou talvez a pécima "fama" que o negro tem no mundo apenas por tentar lutar pelos seus mínimos direitos? Eu realmente não sei '-'


                                                                  Não ao preconceito.

Postado por Mariana Sampaio Pinheiro

Mais perto do que pensamos

O preconceito está a nossa volta todos os dias. Ele está nas pequenas coisas que acontecem no nosso dia a dia. Está nas ruas, nas escolas, nos shoppings, parques, na internet e em muitos outros lugares.  Desde uma brincadeirinha de mal gosto com a outra pessoa, criticando o que ela veste e as coisas que ela gosta, desde fofocas ou até mesmo da forma mais imbecil do mundo: na cor da pele de uma pessoa.

Queremos igualdade a todas as coisas, mas queremos muito e precisamos muito da igualdade racial



Por Marcella Fernades

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Consciência negra num mundo multicolor

A reivindicação nasceu nas ruas, durante mais de 35 anos de luta do movimento negro brasileiro contemporâneo. Considerado criminoso em seu tempo, o líder palmarino Zumbi conquista status de herói nacional, quase 300 anos após sua execução. Mas será que a data de 20 de novembro serve para reflexão apenas aos afro-descendentes?


Raphaela Bernardes

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Música sobre a questão do racismo

Uma música não só para ouvir mas sim pra se analisar.
http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/137000/

Por Sarah Henz

Uma data para se pensar

Refletir sobre o dia consciência negra chega ser mais importante do que relembrar o dia 13 de maio de 1888, data da assinatura da Lei Áurea afinal de contas abolição da escravatura não significou o fim do trabalho escravo.
Pelo contrario o dia 20 de novembro provoca uma conscientização, fazendo-nos pensar que a divisão de raças não deveria existir porque raça só existe uma, a humana. Por isso somo todos iguais.
Infelizmente sempre houve um grupo de pessoas que não compreende que a cor não define o caráter de cada um. Alem disso nessa data devemos analisar como tratamos as pessoas com quem convivemos: seja ele um varredor de rua ou um juiz, ou de um medico a um frentista.
Ao invés de uma data de comemoração essa é uma data de reflexão.

Por Sarah Henz

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A História de Francisco (Zumbi de Palmares)


             Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.                                         O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga
Por Cynthia Lallo 
número 08

         Apesar de novembro ser considerado o mês da consciência negra, as relações raciais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados em sala de aula diariamente,pois o preconceito é uma ato que é gerado desde a criança ainda pequena , e que ao passar da vida vai se tornando mais grave, nós estamos no século 21 e agora que as leis estão se aprimorando para os que comentem atos de racismo, mesmo assim é pouco para os que sofrem com esse ato . Fico indignada em saber que existem empresas que tem esse tipo de preconceito com a cor da pele. Não significa que determinada pessoa tem maior ou menor capacidade de desenvolver ou desempenhar funções, ou não tenha caráter e seja mal .  

Por Cynthia Lallo de Araújo  
 número 08 

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. 
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais.

Por Isabela Alves
As pessoas sempre dizem que querem mudar o mundo, e se referem as questões ecológicas, mas para mudar o mundo precisamos mudar o nosso conceito, precisamos acabar primeiro com os varios tipos de preconceitos que a cada dia domina mais o ser humano. Vamos mudar a nossa atitude vamos fazer valer a conciencia negra!
=D Por Raphaela Bernardes


Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de  Semana da Consciência Negra.


Por Gabriela Araújo

Triste época!

Devemos acabar com isso! O preconceito me irrita .... como diz Albert Einstein "Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."

Raphaela Bernardes

Até na internet

Estava olhando no ''Gugu'' aha, no Google, algumas frases boas sobre consciência negra. Aí eu me deparo com isso: ''O homem veio do macaco. 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.'' Muito tenso. Pra todo mundo ver, um desrespeito ridículo, patético, que não tem nenhum benefício. Às vezes eu penso, qual é a graça em ferir as outras pessoas, eu penso o que há de diferente entre nós. Talvez, a espécie humana seja mesmo a mais tola de todas as outras que existem no planeta. Porque somos os únicos animais capazes de ofender a si mesmos, quando ofendem a sua própria espécie. 


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071112125106AAXi9ot

Mariana Samapaio

Frases *-*

"Enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos, haverá guerra"


"Não é útil esperar nada de ninguém, mas é muito bom esperar algo de nós mesmos." (Denise Lawrence)



Sigam por favor!

O twitter do nosso blog!
http://twitter.com/ConscienciaNega

;) Mariana Sampaio

Hoje em dia o preconceito está muito presente em tudo que vemos ou fazemos principalmente preconceito por negros. Esse preconceito já vem de muito tempo, e mesmo com o dia da consciência negra, que foi um dos mais importantes para o negro ainda há bastante. Devemos todos lutar contra esse preconceito racial, pois às vezes mesmo que não nos afete diretamente, sempre afeta alguém. Devemos esquecer essas diferenças raciais, e se preocupar com os maiores problemas que o mundo tem hoje em dia como guerra, fome, pobreza e etc.Se todos começarem a tomar uma atitude de si mesmo , cada um fazendo a sua parte, podemos aos poucos acabando com esse preconceito . Vamos todos fazer sua parte contra o preconceito racial. Hoje pode ser com qualquer outra pessoa e você nem ligar, mais e o futuro só Deus dirá.      



Aline Jardim Chaves Leal .              8 ano .  Número:1. 

=)

Blog inaugurado!

Mariana Sampaio